Conheça 5 benefícios de contratar uma empresa de contabilidade especializada para médico

Conheça 5 benefícios de contratar uma empresa de contabilidade especializada para médico

Para que os profissionais da saúde garantam o crescimento contínuo de seu negócio e pleno sucesso financeiro, é fundamental o auxílio de uma empresa especializada em contabilidade para médico.

Muitos profissionais negligenciam o controle financeiro do negócio, o que se torna um grande erro. Investir em serviços contábeis especializados permite que o médico expanda sua visibilidade no mercado, supere desafios, se regularize perante o Fisco e ultrapasse seus objetivos.

Neste conteúdo, demonstramos a importância de entender e cuidar de suas finanças, além dos 5 principais serviços prestados por uma contabilidade especializada para médico e, por fim, como escolher a empresa ideal a fim de suprir suas necessidades contábeis. Confira!

A importância de entender e cuidar de suas finanças

Qualquer pessoa que não tenha um rígido controle monetário passará por problemas financeiros. Isso ocorre principalmente pelo fato de realizarem investimentos mal planejados, terem gastos desnecessários que somam grandes quantias no final do mês, não terem capital de giro para cumprir compromissos, entre outras razões.

Isso é essencialmente importante no segmento da medicina, pois as despesas de clínicas e consultórios são excepcionalmente elevadas. Os equipamentos e materiais são custosos, aluguel pode ser caro, é preciso contratar secretárias, entre outros gastos.

Além disso, pelo fato dos valores cobrados pelos serviços fornecidos serem elevados, também há uma incidência maior dos impostos, o que exige um controle mais preciso das contas para evitar a ocorrência de custos desnecessários e multas onerosas.

Por isso, é preciso tomar conhecimento das receitas e despesas, planejar o pagamento de tributos, fazer um fluxo de caixa preciso, criar reservas orçamentárias e, entre outras estratégias, constituir uma pessoa jurídica para obter vantagens tributárias e financeiras.

Mas, é inviável um médico que dedica-se a grande parte do seu dia no trabalho ou nos estudos, interrompa suas atividades para se dedicar a finanças e a ciência contábil. Ele pode solucionar esse problema contratando uma equipe contábil especializada. Confira nos tópicos abaixo quais são os principais serviços prestados por uma empresa deste ramo.

Os 5 principais benefícios da contabilidade para médico

1. Ajuda com a abertura da empresa

Os benefícios que um médico terá ao exercer suas atividades como pessoa jurídica, confere algumas vantagens competitivas e impactantes, além do aumento na qualidade de vida profissional.

Além disso, enquanto pessoa física, o profissional paga Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), podendo arcar com a alíquota máxima do tributo. Mesmo se deduzir algumas despesas, nem sempre será vantajoso ao comparar com a tributação de uma empresa, que pode ser a partir de 6% dependendo do regime tributário.

Com o intuito de entender qual é o mais vantajoso para o médico, o contador realiza simulações e previsões com a intenção de identificar precisamente os tributos pagos em cada cenário. Caso seja mais adequado operar por pessoa jurídica, o contador também auxiliará o médico nos seguintes aspectos na abertura do negócio:

  • escolha do tipo de empresa mais adequado;
  • elaboração do contrato social;
  • definição correta da atividade econômica da empresa conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
  • obtenção de todos os alvarás e licenças necessários;
  • realização dos registros obrigatórios;
  • adequação às normas fiscais, contábeis e tributárias;
  • elaboração das declarações obrigatórias como o e-Financeira e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED).

2. Elaboração do planejamento tributário

A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas, tanto em relação às pessoas físicas quanto as jurídicas. Sendo que em diversos casos ela chega até mesmo a inviabilizar a prestação de serviço do médico.

Mas o que muitos não sabem é a possibilidade de reduzir a carga tributária de uma forma completamente legal. Os contadores especializados conhecem sobre os benefícios, reduções e isenções legais para alcançar o melhor objetivo para a sua necessidade.

3. Auxílio no enquadramento tributário adequado

Existem três regimes tributários que alteram significativamente os valores a serem recolhidos pelas pessoas jurídicas. Não há um regime melhor que o outro em todos os aspectos, por isso é fundamental que seja feito uma análise, simulações e cálculos pelo contador para decidir qual a melhor viabilidade de acordo com cada perfil.

4. Entendimento das obrigações fiscais, contábeis e tributárias

Além das obrigações principais (recolhimento de tributos e CRM da pessoa jurídica), a clínica, consultório ou empresa médica precisa se atentar às diversas obrigações impostas pela legislação tributária, fiscal, contábil e trabalhista brasileira. Alguns exemplos delas são:

  • acessórias: DCTF, SPED-Contribuições, SPED-REINF, emissão de notas fiscais etc.;
  • trabalhistas: pró-labore, adequação ao eSocial, encargos trabalhistas dos colaboradores da clínica etc.;
  • contábeis: escrituração dos livros contábeis, preparação das demonstrações contábeis obrigatórias como o Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) etc.

5. Gerenciamento de contas

Os contadores especializados também auxiliam a manter um controle preciso das finanças da empresa, tais como:

  • demonstrativo de resultado do exercício: melhora o controle de custos e despesas, garantindo o equilíbrio financeiro e segurança da empresa;
  • planejamento e execução de folha de pagamento: efetua o cálculo correto do pagamento de cada colaborador, evitando falhas;
  • fluxo de caixa: relaciona todas as entradas e saídas do negócio, controlando o capital de giro, realizando estratégias para melhorar a lucratividade do negócio e garantir o cumprimento dos compromissos.

Esses instrumentos garantem inúmeras vantagens como:

  • redução de gastos desnecessários;
  • simulação de cenários;
  • provisão contra imprevistos;
  • melhor alocação de recursos;
  • realização de investimentos mais vantajosos;
  • previsibilidade da receita;
  • auxílio no crescimento do negócio;

A necessidade de buscar uma empresa qualificada para atender o médico

É essencial saber que contratando uma empresa contábil especializada na área médica, proporciona aos profissionais todos os benefícios que muitas vezes não são analisados por uma contabilidade convencional. Os contadores especializados conseguem identificar as peculiaridades das suas atividades e prestar os serviços mais adequados.

Recomenda-se ainda que sejam observadas algumas peculiaridades sobre a empresa a qual deseja-se contratar, como:

  • bom atendimento com horário flexível;
  • ofereça consultoria de contabilidade, afinal os profissionais analisarão a realidade do médico e de sua clínica com a intenção de desburocratizar sua rotina e encontrar soluções;
  • forneça uma plataforma onde o médico tenha acesso aos relatórios;
  • ofereça serviços de BPO financeiro, que são os desempenhados pelo departamento financeiro, como contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, faturamento etc.;
  • proporcione planos mais vantajosos para o médico residente;
  • não há cobrança de honorários para abertura de empresa.

A contabilidade para médico oferece vantagens inegáveis, os serviços prestados solucionam as burocracias necessárias e garantem o desenvolvimento saudável do negócio.

Se você quer aproveitar de todos os benefícios de uma contabilidade especializada, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *