6 perguntas frequentes sobre Contabilidade para Médicos

6 perguntas frequentes sobre Contabilidade para Médicos

A rotina intensa de uma clínica ou médico exige um cuidado, ainda maior, com a sua movimentação financeira e patrimonial. A contabilidade para médicos gera um acompanhamento desse fluxo (financeiro ou de bens) que é fundamental para a saúde financeira da empresa ou profissional, tanto em termos contábeis quanto para a garantia de recursos operacionais necessários ao dia a dia.

 

As orientações feitas por uma assessoria contábil evitam problemas futuros com a Receita Federal do Brasil, porque qualquer empresa aberta em território brasileiro precisa manter a escrituração adequadamente. Por essas razões, separamos as perguntas mais frequentes sobre contabilidade para médicos e clínicas médicas para sanar suas dúvidas:

  

1)    Como separar minhas finanças?

É necessário cautela para não confundir finanças pessoais com profissionais. É um erro muito comum, principalmente, em clínicas de pequeno e médio porte. Essa falta de organização gera problemas no fluxo de caixa, prejudica a gestão financeira e pode acarretar em um rombo nos cofres da empresa.

 

2)    É preciso planejar?

Sim, é preciso planejar sempre! Não se preocupe apenas com o presente. É imprescindível projetar o fluxo de caixa como pessoa jurídica ou da sua clínica, estimando as receitas e despesas a médio prazo.

Lembre-se: alimente seu fluxo de caixa para estabelecer maior segurança financeira e tranquilidade a você.

 

3)    Como me resguardar?

Não deixe de guardar os comprovantes dos gastos relacionados às suas atividades profissionais como pessoa jurídica ou da sua clínica! A falta desses documentos pode gerar cálculos incorretos de impostos e um relatório de caixa impreciso. Mantenha um registro dos gastos!

 

4)    Por que devo emitir nota fiscal?

Deixar de emitir nota fiscal é um dos erros mais comuns e um dos mais graves cometidos, pois caracteriza a sonegação fiscal, crime previsto no código penal definido no art. 1º da Lei 8.137/90. A partir do momento em que uma prestação de serviço feito por você ou sua clínica é realizada, é obrigatório emitir a nota fiscal.

 

5)    Quais as vantagens de um acompanhamento contábil?

A maior vantagem é a redução de tempo dedicada a esse trabalho, evitando eventuais erros e problemas tributários no futuro. Caso haja alguma inconsistência ou erro no recolhimento de imposto, ainda que involuntário, a rentabilidade da clínica e do profissional será diretamente afetado. É uma dor de cabeça que todos deveriam evitar!

 

6) Quais os serviços mais comuns oferecidos por uma assessoria contábil aos médicos?

Além da presença de profissionais especializados na área da saúde, quem contrata uma assessoria contábil pode contar com:

  • Redução da carga tributária sobre o faturamento;
  • Distribuição de lucro com isenção total de imposto;
  • Planejamento tributário para quem deseja se tornar pessoa jurídica;
  • Assessoria fiscal, contábil, trabalhista e burocrática;
  • Elaboração de todas demonstrações contábeis;
  • E, caso seja necessário, reuniões periódicas com orientações sobre aspectos gerenciais da empresa.

Muito profissionais exercem perfeitamente os trabalhos de seus ramos de formação. Entretanto, enfrentam dificuldades para abrir, manter e gerir o próprio negócio. É indispensável conhecimento especializado e uma avaliação contábil precisa para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Quando a contabilidade para médicos é feita adequadamente, ela não apenas cumpre seu papel fiscal e legal, mas auxilia na tomada de decisões.

Na ForDoctor, o trabalho é feito rigorosamente para cumprir todos os prazos estipulados, com eficiência e precisão em relação ao tempo. Entre em contato conosco e descubra como otimizar a sua gestão financeira profissional ou da sua clínica.

1 thought on “6 perguntas frequentes sobre Contabilidade para Médicos”

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *