Você sabe o que faz uma consultoria contábil para médicos? Confira aqui!

Você sabe o que faz uma consultoria contábil para médicos? Confira aqui!

Com a correria do dia a dia, é praticamente impossível que um médico tenha tempo para dedicar a algumas questões administrativas da sua clínica ou do seu consultório. Entretanto, algumas ações são fundamentais para que ele tenha sucesso.

Nesse contexto, surge a consultoria contábil especializada para médicos. Um serviço exclusivo e específico para que o negócio da área médica possa crescer e se desenvolver nesse mercado cada vez mais competitivo.

Neste artigo, mostraremos como funciona esse serviço por meio de suas principais vantagens e diferenciais. Acompanhe!

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das primeiras atribuições de uma consultoria contábil especializada na área médica. Essa tarefa é um conjunto de ações que têm por objetivo principal definir algumas questões tributárias importantes para o seu negócio.

Um simples erro nessa etapa do trabalho pode colocar em risco todo o empreendimento. No planejamento tributário é definido o regime de tributação pela qual os impostos da sua empresa serão calculados.

Cada empresa tem uma particularidade muito específica e, portanto, precisa ser analisada com muita cautela. Em resumo, um erro na definição desse regime pode fazer seu negócio pagar mais tributos do que deveria.

Consequentemente, a lucratividade fica severamente prejudicada, podendo levar a empresa à falência em pouquíssimo tempo.

Gerenciamento de receitas e despesas

O gerenciamento de receitas e despesas é fundamental para definir a lucratividade de uma empresa, bem como para apresentar ao médico empreendedor os gastos que mais impactam no lucro do seu negócio.

Assim, ele poderá traçar metas de corte ou redução de algumas despesas não essenciais que podem ser melhor geridas. Esse gerenciamento é realizado de forma automatizada, utilizando um software específico e de última geração. Com isso, a consultoria contábil pode fornecer informações precisas e de extrema qualidade com muita rapidez e praticidade.

Além do mais, esse serviço dispensará o médico de contratar uma pessoa especialmente para fazer o controle de suas despesas e receitas, sendo necessário apenas destacar um colaborador da equipe, que pode ser o próprio recepcionista ou um auxiliar, para juntar toda a documentação do mês e enviar à contabilidade.

Assessoria contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária

Outra área de atuação da consultoria contábil é o assessoramento em questões relativas à própria área, além da fiscal, da trabalhista e da previdenciária. Sabemos que nosso país é campeão em burocracias nesses aspectos.

Como se isso não fosse suficiente, frequentemente somos surpreendidos com novas obrigações e modelos de trabalho que, se não forem prontamente atendidos, podem gerar multas, bloqueios e sanções para as empresas.

Diante desse contexto repleto de leis e obrigações, é inviável para um médico conhecer todas elas e, dessa forma, adequar seu negócio para atendê-las. Sendo assim, torna-se fundamental a presença de uma boa consultoria contábil.

Ela ficará responsável por todas essas questões e fornecerá as informações necessárias para que todas as obrigações fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciárias sejam cumpridas dentro do prazo e de forma correta.

Ainda sobre esse assunto, uma área em especial merece destaque, a trabalhista. Usualmente, quando o médico tem que se envolver em questões mais delicadas como rescisões, férias e salários, ele pode cometer erros graves que podem levar esse colaborador à Justiça do Trabalho.

Além de ser uma verdadeira dor de cabeça, esse tipo de processo judicial pode acarretar prejuízos financeiros para o negócio. Logo, torna-se especialmente necessário que todas as informações sejam dadas com base no que a consultoria contábil especializada orientar.

Isso evitará que você cometa algum erro ou pequenos deslizes nas informações passadas aos seus funcionários, economizando muitos recursos que poderão ser utilizados para investir em seu negócio ou aumentar o grau de satisfação dos seus colaboradores, oferecendo aumentos e gratificações.

Assessoria financeira e jurídica

A consultoria contábil também poderá oferecer uma assessoria financeira à sua empresa. Esse serviço extra poderá ser utilizado para gerenciar gastos e planejar o futuro do seu negócio baseando-se no histórico de receitas que você tem.

Nesse sentido, é possível planejar ações futuras e criar fundos financeiros para proteger seu negócio em possíveis situações de instabilidades do mercado médico ou como um todo em um cenário nacional.

Além disso, a consultoria contábil poderá oferecer assessoria jurídica à sua empresa. Por mais que você desempenhe suas atribuições com o máximo de competência e responsabilidade, é impossível afirmar que jamais precisará de um atendimento jurídico especializado.

Afinal, não podemos prever o futuro, então é muito melhor poder ter esse serviço à sua disposição quando precisar. Você também necessitará de uma assessoria jurídica quando precisar reclamar alguma coisa em juízo, como a falta de pagamento de algum cliente ou outra situação em que a intervenção de advogados se fizer necessária.

Além das demandas jurídicas, esse tipo de assessoria pode auxiliar para que você não cometa erros no trato com clientes, fornecedores e funcionários. Ela pode fornecer modelos de contratos, recibos e outros documentos que serão utilizados no seu dia a dia.

Agenda flexível para atendimento

Por fim, uma consultoria contábil especializada deve fornecer um atendimento flexível e, principalmente, personalizado ao seu negócio. Durante a execução dos seus serviços, será comum precisar de alguma dica ou orientação da empresa que lhe presta serviço.

Nesse sentido, é importante que ela tenha um canal de comunicação direto e, principalmente, que atenda a todas as suas demandas de forma rápida, objetiva e precisa. Quando uma dúvida ou determinada situação envolvendo as áreas fiscal, trabalhista e contábil surgir, você saberá exatamente a quem recorrer para buscar a devida orientação e descobrir como agir.

Dessa maneira, você não fica desamparado e sem saber o que fazer, uma vez que terá o apoio de profissionais especializados e acostumados a lidar com as mais diversas situações que ocorrem em sua área de atuação.

Para concluir, é importante que você contrate uma empresa de consultoria contábil especializada na área médica. Com isso, será possível obter todos esses benefícios, tendo em vista as obrigações exclusivas que são exigidas desse mercado.

Se pretende saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco. Nós temos uma equipe especializada e pronta para atender a todas as suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *