
Você sabe como é aplicada a lei de oferta e demanda na área médica? Essa é uma dúvida comum, visto que nem todos sabem como funciona a lei de oferta e demanda.
Por um conceito de economia, ela acaba tendo influência em praticamente qualquer negócio. Portanto, um médico com sua clínica também pode sentir os efeitos dela.
Entender como a oferta e a demanda funciona em um contexto médico, pode ser muito útil para ajudar o profissional a ter uma melhor administração da sua clínica ou consultório.
O que é a lei de oferta e demanda?
Oferta e demanda é uma lei da economia que explica a variação dos preços de itens e serviços quando estes são expostos às variações do mercado consumidor.
A oferta, por sua vez, trata-se daquilo que está sendo oferecido pelas empresas. Independente do setor. Mais oferta, significa mais opções para o consumidor.
Por outro lado, se houver apenas uma empresa oferecendo um determinado item ou serviço, mesmo que ela tenha um estoque enorme, os preços podem não ser razoáveis.
O que vai fazer com que os preços caiam, por sua vez, é a concorrência. Se houver várias empresas oferecendo o mesmo produto, haverá uma guerra de preços.
Por outro lado, para que faça sentido a existência de uma concorrência, é necessário que exista demanda pelos produtos ou serviços oferecidos.
A demanda é aquilo que os consumidores querem. Quanto maior a demanda por um produto, mais as pessoas o procuram, e mais dispostas a pagar por ele elas estão.
Quais fatores influenciam a oferta e a demanda?
Antes de falarmos especificamente sobre a oferta e demanda na área médica, é importante explicar que existem muitos fatores que a influenciam.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o mercado não é perfeito. Itens podem entrar em falta ou serem estocados em excesso. Nem sempre as empresas atuam da melhor forma.
Crises financeiras, imobiliárias e inclusive aquelas que ocorrem em outros países, também podem afetar a disponibilidade de itens para venda ou prestação de serviços.
Outros fatores ainda mais difíceis de se prever, como o desejo do consumidor ou mesmo o clima, também são muito relevantes. Isso sem contar os setores que são cíclicos.
Em meio a tantos motores diferentes que influenciam a oferta e demanda, pode ser difícil entendê-la na prática. Por outro lado, os conceitos básicos são universais.
Como funciona a oferta e demanda na área médica?
Na área de prestação de serviços médicos, dentre os fatores que mais influenciam na flutuação dos preços podemos destacar:
Em síntese, podemos afirmar que a lei da oferta e demanda está em todo lugar, pois faz parte das relações econômicas.
Por fim, tenha acesso a mais conteúdos relacionados a área médica, visitando também as redes sociais da ForDoctor, sua contabilidade médica.