
Por que médico não pode ser MEI? Essa é uma pergunta muito comum entre médicos e médicas que desejam abrir um CNPJ, seja para emitir notas fiscais, prestar serviços como PJ ou pagar menos impostos.
Pensando nisso, a ForDoctor, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber sobre o MEI, incluindo o motivo que impede médicos de abrir esse tipo de empresa.
Sendo assim, para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
O que é MEI?
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma categoria empresarial criada pela Lei Complementar 128/08 e conhecida por oferecer uma série de benefícios, facilitando o empreendedorismo e a abertura de novas empresas.
Dentre os benefícios que esse tipo de empresa oferece aos empreendedores, podemos destacar:
Por sinal, são justamente esses e outros benefícios do MEI, que chamam atenção de médicos de todas as partes do Brasil.
No entanto, quando os profissionais procuram uma contabilidade com o objetivo de abrir um MEI, logo são informados de que essa opção não está disponível para a categoria médica.
Por que médico não pode ser MEI?
Quando criado, o MEI foi idealizado para estimular a formalização de pequenos negócios e empreendedores que atuavam sem qualquer tipo de regulamentação, ou seja, na informalidade.
Partindo deste princípio, foi elaborada uma lista com as atividades que poderiam ser enquadradas no MEI, excluindo-se dentre outras, todas as atividades profissionais com registro em conselho de classe e regulamentação própria.
Foi assim que médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, advogados e outros profissionais liberais, cuja profissão é regulamentada por conselhos, ficaram de fora do MEI.
Logo, podemos dizer que médico não pode ser MEI, pois a sua profissão é regulamentada por um conselho de classe (CRM) e segue uma legislação própria.
O médico pode abrir CNPJ?
Como vimos no tópico anterior, médico não pode ser MEI, mas isso não quer dizer que os profissionais da área não possam abrir outro tipo de empresa.
Na prática, o médico que deseja abrir um CNPJ e desenvolver suas atividades como pessoa jurídica, tem diversos tipos de empresa à sua disposição, incluindo:
Sendo assim, basta que o médico contrate uma contabilidade especializada em seu segmento e escolha o tipo de empresa que melhor atende suas necessidades.
Como abrir um CNPJ Médico?
Se você precisar de um escritório de contabilidade para cuidar da sua empresa médica, escolha um que facilite o seu dia a dia e que busque a economia.
Conte com a ForDoctor Contabilidade Médica, aqui a abertura da sua empresa é gratuita, independente da sua região, pois atendemos todo o Brasil.
Para saber mais e conhecer os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!
(31) 2942-0361
contato@fordoctor.com.br